As mamas representam o símbolo da feminilidade, e por isso, a colocação de prótese de silicone está entre um dos procedimentos estéticos mais procurados entre as mulheres, principalmente por aquelas que desejam melhorar seu bem-estar e autoestima.
Quando é indicado?
- A cirurgia estética para colocar prótese de silicone é indicada quando a mulher:
- tem os seios muito pequenos;
- notou alguma redução no seu tamanho ou perdeu muito peso;
- apresenta mamas com tamanhos diferentes;
- precisou retirar a mama ou parte da mama devido ao câncer de mama.
Quais os tipos e tamanhos?
Existem diversos tipos de próteses de mama, que procuram atender o gosto e desejo de cada mulher. Cada caso deve ser avaliado isoladamente, respeitando a individualidade de cada paciente.
Formatos:
- Cônico: Possui a base menor e maior projeção dos seios, deixando-os mais pontudos, salientando o mamilo.
- Redonda: O formato chama a atenção para a região do tórax, pois preenche de forma igual todos os espaços dos seios e dá efeito mais empinado.
- Gota: A maior parte do volume concentra-se na parte inferior e tem o objetivo principal de preservar o contorno natural dos seios, sendo utilizado bastante em cirurgias de reconstrução após tratamento do câncer de mama.
Perfil:
As próteses mamárias se diferenciam também pelos diferentes perfis. A diferença dos perfis está na projeção das próteses (o quanto elas deixam os seios “mais pra frente”), e na largura da base das prótese (o quanto ela se “espalha na mama”).
Como funciona a cirurgia?
Para cada paciente é traçado um plano cirúrgico específico para se escolher o tipo de prótese, a posição da cicatriz e o local para colocação da prótese (acima ou abaixo do músculo peitoral).
O procedimento é de curta duração, em torno de 1 hora, sob anestesia geral e geralmente na maioria das vezes o paciente tem alta médica no mesmo dia da cirurgia, tomando os devidos cuidados para retornar logo as suas atividades diárias. O tempo médio de recuperação total do paciente é 4 semanas, podendo variar de paciente para paciente.